3 maneiras que software houses podem ajudar seus clientes com a obrigação do NFC-e / SAT

3 maneiras que software houses podem ajudar seus clientes com a obrigação do NFC-e / SAT

Muito embora o envio dos documentos fiscais e a garantia das informações contidas neles  seja responsabilidade do contribuinte, a importância da software house neste processo não pode ser ignorada; de fato, o varejista é totalmente dependente dos dados coletados e armazenados pelas soluções e conta com a ajuda da SW para que possa cumprir suas obrigações com confiança e segurança.

Paralelamente, o risco de uma eventual responsabilização solidária do fornecedor por conta de erros no envio dos dados do comerciante reforça a importância de uma postura ativa e parceira da SW neste processo. O desenvolvedor de SW pode ser acionado judicialmente pelo cliente, caso um problema fiscal tenha sido causado pelo Software, ou até mesmo ser acionado pela SEFAZ, caso seja identificado muitas notas com problemas emitidas por um mesmo Software. Conheça três boas maneiras pelas quais as software houses podem ajudar de forma efetiva seus clientes:

  • Prime pela eficiência: a qualidade do trabalho da S House será avaliada primariamente pelo software entregue, por isso o foco de seu trabalho deve ser a entrega de uma solução robusta e confiável. Muitas vezes, no interesse de fidelizar o cliente, a empresa se dedica a oferecer pequenos serviços de assistência para o varejista, dedicando recursos e tempo a solucionar problemas que trarão pouco ou nenhum impacto notável no produto final, e é geralmente desaconselhável. O ideal é que a SW foque em solucionar rapidamente bugs e erros, apresentando evoluções planejadas e consistentes que realmente impactem o cotidiano do usuário, deixando outros tipos de apoio como fonte secundária de ajuda;
  • Não desperdice tempo: criar uma solução NFC-e/SAT do zero envolve altos custos e esforços técnicos, tanto para o desenvolvimento primário quanto para a correção de erros e adequação às constantes mudanças legais. Por isso considere investir em uma solução pronta, confiável e facilmente distribuível para entregar um produto que supere as expectativas do cliente;
  • Garanta alta disponibilidade: o cliente não pode prescindir dos dados gerenciados pela SW, por isso a solução deve garantir alta disponibilidade e segurança de dados. Não basta apenas gerar os arquivos corretamente, eles precisam estar acessíveis para serem usados como contra-prova em casos de fiscalização. Isso é uma garantia de tranquilidade para o cliente e para a própria desenvolvedora, afinal a desenvolvedora será responsável por corrigir e reenviar os arquivos com problemas, e isso consome tempo e recursos, sem contar desgaste com o cliente que poderia ser evitado.

Práticas como estas são sempre recomendáveis por permitir uma entrega mais rápida e com mais qualidade para seu cliente, e por reduzirem erros, evitam riscos de multa, atrito com o cliente e custos de suporte e correção (que provavelmente não poderão ser repassados para o cliente).  Ao ajudar o varejista a gerenciar suas obrigações legais de NFC-e-SAT, constrói-se um contexto de confiança e perfeito para a fidelização do cliente junto à SW.

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