NFC-e e a organização do fluxo de caixa da sua empresa

NFC-e e a organização do fluxo de caixa da sua empresa

Qualquer empresário, de qualquer setor, irá listar o controle financeiro como uma prioridade dentro das práticas de gestão do seu negócio. De fato, sem um controle confiável das entradas e saídas de dinheiro da empresa fica difícil planejar expansões, reformas, compras de equipamentos e até mesmo a gestão correta da compra de suprimentos ou do pagamento de funcionários. Para atingir um bom nível de controle satisfatório, que permita obter uma visão nítida da situação financeira do negócio, o primeiro e indispensável passo é realizar um bom controle de fluxo de caixa.

Esta prática bastante conhecida essencialmente consiste em medir os valores de entradas e saídas da empresa, subtraindo o valor total gasto do que foi recebido. Se o resultado é negativo, significa que a empresa gastou mais do que recebeu, se caso este resultado seja habitual, pode vir a causar grandes problemas para a empresa ou até mesmo levar a seu fechamento. Sendo assim, a prática de controle de fluxo de caixa é essencial para uma boa gestão de sua empresa; felizmente, este processo pode ser facilitado por meio de programas e sistemas de gestão, que coletam e exibem dados de forma organizada para agilizar e dar mais consistência para sua gestão.

Paralelamente, um parâmetro importantíssimo para garantir a consistência de dados nesta análise são os cupons NFC-e. Emitidos ao final das transações comerciais, eles são uma evidência que trazem total segurança na informação do volume de vendas, permitindo que o gestor tenha total certeza do volume de vendas e, consequentemente, possa fazer o controle seguro das entradas do fluxo de caixa.

Por este motivo, é importante criar o hábito de realizar vistorias diárias, comparando os cupons enviados com o valor registrado no caixa, a fim de evitar perdas por erros de operação (a conhecida “quebra de caixa”) e certificar que todas as obrigações com o fisco estão em dia.

Como dito anteriormente, programas e sistemas de gestão ajudam a tornar todo este trabalho mais rápido e confiável, permitindo a tomada de decisões com mais precisão e agilidade; por este motivo, conte sempre com serviços como o da Paperless, que te ajuda a manter o controle financeiro e tranquilidade na emissão e gestão de NFC-e, reduzindo a chance de dificuldades com o governo e oferecendo informações reais sobre o desempenho de seu negócio, qualquer que seja seu tamanho ou mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *