Como funciona o monitoramento online dos PDVs através do SAT

Como funciona o monitoramento online dos PDVs através do SAT

O sistema de Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) vem sendo adotada em todo o território nacional desde 2014, com a implementação em ondas que devem se estender até 2019 e algumas mudanças nas regras de acordo com cada estado. O estado de São Paulo, tendo o maior volume de transações comerciais varejistas do país, adotou um sistema único no país, o chamado SAT. Este aparelho conta com hardware dedicado e tecnologia embarcada para o processamento e envio de notas fiscais ao servidor da SEFAZ via Internet, de forma intermitente.

Este sistema substitui as antigas impressoras fiscais, chamadas de ECFs, que passam a não ter mais validade jurídica; para o empresário, esta mudança pode resultar em algumas facilidades gerenciais, especialmente quanto ao monitoramento dos pontos de venda.

Com o SAT o empresário tem vantagens na consolidação dos dados que devem ser enviados ao fisco, o que agiliza e dá mais segurança ao controle contábil. Adicionalmente, o uso de uma solução de monitoramento adequada permite o acompanhamento de informações importantes da empresa, tais como:

  • Espaço em disco disponível no PDV: isso facilita saber quando é necessário realizar backups e, assim, evitar indisponibilidade de gravação de dados gerenciais importantes;
  • Performance da máquina: para evitar problemas de corrupção de dados e travamentos indesejados, que podem prejudicar sua venda;
  • Comunicação e contingência do SAT: questões como o número de cupons em contingência, tempo sem comunicação com a SEFAZ, erros e outros dados cruciais estão a seu alcance, permitindo se antecipar aos problemas e evitar multas e demais complicações;
  • Tempo até o vencimento do certificado: permitindo que você se programe e, com isso, evite que seu estabelecimento fique impedido de operar corretamente.

E estas são apenas as vantagens contábeis e jurídicas. Paralelamente, como o SAT registra todas as operações que são efetivamente realizadas, o programa de monitoramento permite que você conte com dados precisos e confiáveis de todas as transações realizadas, o que se traduz em segurança no gerenciamento do fluxo de caixa e em seu planejamento financeiro.

Soluções como o Monitor de Loja da Paperless fazem exatamente isso por sua empresa: tranquilidade e confiança para sua gestão financeira e contábil, evitando entraves com a Fazenda, dificuldades na operação e garantindo eficiência na sua gestão. Entre em contato e descubra como a Paperless pode ajudar neste e em demais áreas de interesse para seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *